8 de mar. de 2014

Dia Internacional da Mulher

Postado por adfafasf em
A velha e bobinha piadinha diz que a mulher tem um dia no ano só para ela e os homens todos os demais, rs. Conversando ontem com a linda na hora do jornal nacional, ela me disse que hoje toda a programação da Globo será feita por mulheres. Brinquei com ela dizendo que o dia é das mulheres, mas quem ganha a folga do trabalho são os homens, homenagem às avessas! Brincadeiras à parte, resolvi fazer uma pesquisa rápida na internet para conhecer a origem desta data...

Lenda e Realidade

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas.

Esta história tem sido veiculada por muitos órgãos de informação embora não tenha qualquer rigor histórico. Mas por ser uma história de sacrifício e morte cai bem como mito. Em 1982, as investigadoras Liliane Kandel e Françoise Picq, demonstraram que a famosa greve feminina de 1857 pura e simplesmente não aconteceu, não vem noticiada nem mencionada em qualquer jornal norte-americano.

Verdade é que em 1909, um grupo de mulheres socialistas norte-americanas se reuniu num "party’, numa jornada pela igualdade dos direitos cívicos, que estabeleceu criar um dia especial para a mulher, que nesse ano aconteceu a 28 de Fevereiro. Ficou então acordado comemorar-se este dia no último domingo de Fevereiro de cada ano.

Oficialização

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.

Com a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) eclodiram ainda mais protestos em todo o mundo. Mas foi em 8 de março de 1917 (23 de fevereiro no calendário Juliano, adotado pela Rússia até então), quando aproximadamente 90 mil operárias manifestaram-se contra o Czar Nicolau II, as más condições de trabalho, a fome e a participação russa na guerra - em um protesto conhecido como "Pão e Paz" - que a data consagrou-se, embora tenha sido oficializada como Dia Internacional da Mulher, apenas em 1921.

Somente mais de 20 anos depois, em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o "8 de março" foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.

Fonte 1
Fonte 2

Parabéns

Vou deixar aqui meus sinceros parabéns às mulheres que eu conheço e sei o valor que têm: minha mãe, minha vó, minhas irmãs, minhas tias, minhas cunhadas, dentre outras. Não apenas porque é o dia da mulher, mas também porque representam anos de luta por uma condição melhor da mulher no mundo em que vivemos.

E um parabéns especial à mulher da minha vida, esta que está sempre presente em todos os momentos , trazendo alegrias, ensinamentos, conquistas, carinho, amor e alguns puxões de orelha também, rs. Enfim, a grande mulher que está por trás do grande homem que eu ainda pretendo ser...


e do pequenino homem que está para nascer...


Te amo!

6 comentários:

Unknown disse...

Amor!!! Que lindo post!!!! Emocionei muito.....Lindas palavras.... Voc~e já é um grande homem!!
Te amo!!!!

Lu (mãe da Bia) disse...

Uaaaaaaaaaaaaau!!!
Que fotos liiiiiiiiiiiiiiindas!
Adorei seu cantinho e estarei sempre por aqui!
Beijos em vcs!

Anônimo disse...

Oiê, tudo bem com vcs? Olha, estou aqui babando pela homenagem e pelas fotos, tudo muito lindo, mesmo! Vcs dois (três) são mesmo muito especiais! Admiro e parabenizo vcs pelo relacionamento e pelas conquistas! Que Deus continue abençoando abundantemente a vida de vcs! Que o pequeno Vinícius venha coroar e iluminar ainda mais a vida e o amor de vcs! Tudo de bom! Vcs dois são um "grande" casal! Bjim Rê

Unknown disse...

Obrigada Lu!!
Adoro seu blog... Vou comentar lá tb!!
Bjos.

Unknown disse...

Ei amiga Rê!! Obrigada pelas belas palavras...Amém para seus desejos! Que Deus te abençoe muito também!! E pode ter certeza que com tão bom coração para com as outras pessoas ele te abençoará..

Bjim amiga

adfafasf disse...

Oi Rê, muito obrigado pelas palavras, este post foi apenas uma pequena homenagem à minha esposa e todas as demais mulheres que tornam este mundo melhor. Parabéns para você também.

Postar um comentário

 

Designed by Miss Rinda | Inspirated by Cebong Ipiet | Image by DragonArtz | Author by YOUR NAME :)