23 de nov. de 2014

O Significado do Batismo...

Postado por adfafasf em
A Igreja Católica celebra sete sacramentos: batismo, confirmação (ou crisma), eucaristia, reconciliação (ou penitência), unção dos enfermos, ordem e matrimônio. Batismo é uma palavra de origem grega, quem vem do verbo baptizo, que literalmente significa "batizar" ou também "lavar". Na Bíblia essa palavra é muito ligada à atividade do precursor de Cristo, João Batista, que batizava no Jordão (Mateus 3,11 e paralelos). É por isso que ele é chamado de "batista". Jesus foi batizado por João e provavelmente também os apóstolos (João 1,35-42).


O Batismo é entendido como o sacramento que abre as portas da vida cristã ao batizado, incorporando-o à comunidade católica, ao grande Corpo Místico de Cristo, que é a Igreja em si. Este ritual de iniciação cristã consiste em imergir na água o candidato ou em derramar a água sobre a sua cabeça, enquanto é invocado o Nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. Significa imergir na morte de Cristo e ressurgir com Ele como nova criatura.

O Batismo perdoa o pecado original e todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado. Possibilita aos batizados a participação na vida trinitária de Deus mediante a graça santificante e a incorporação em Cristo e na Igreja. Uma vez batizado, o cristão é para sempre um filho de Deus e um membro inalienável da Igreja e também pertence para sempre a Cristo.

Na Igreja Católica, o sacramento do batismo tem vários símbolos, mas existem quatro principais, que são eles: a água, o óleo, a vela e a veste branca . Cada um representa um mistério na vida do batizado.

A água: Representa a passagem da vida "pagã" para uma "nova vida". Ela tem o fator de purificação, lavando-nos do pecado original.







O óleo: Representa a fortaleza do Espírito Santo. Antigamente, os lutadores usavam o óleo antes das lutas para deixarem seus músculos rígidos e assim poderem vencer. Na nova vida adquirida pelo batismo ele tem a mesma função, revestir o batizado para as lutas cotidianas contra as ciladas do maligno.




A vela: Tem dois significados: o Espírito Santo e o dom da fé. Pelo batismo somos revestidos de muitas graças e a principal é o Espírito Santo, pois seremos unidos a Deus como filhos para sermos santificados e esta santificação é realizada através do Espírito Santo. A fé é um dom fundamental para nossa vida, é através dela que reconhecemos Deus e por ela recebemos as suas graças.




A veste branca: Representa a nova vida adquirida pelo batismo. Quando tomamos banho vestimos uma roupa limpa, no batismo não seria diferente. Somos lavados na água e vestidos de uma nova vida.


4 comentários:

Anônimo disse...

É isso aí...
Fico feliz por vcs terem escolhido inserir o pequeno Vini na vida cristã.
É o primeiro grande passo para que sua vida seja orientada pelos ensinamentos de Deus desde cedo. E ele só tem a ganhar, pois isso vai lhe permitir uma vida mais leve e ele sempre poderá contar com a força da Palavra de Cristo para se apoiar.

Vcs estão fazendo por ele o que ele, mesmo antes de nascer, fez por vcs: aproximando-o da fé e da força milagrosa de Deus. E depois que vcs me relataram a história da "escada da Igreja São José" chego a conclusão de que ele próprio é justamente uma prova viva de que tudo isso não é em vão. Parabéns! Kisses kisses

Unknown disse...

Tia Quequel, é vc no comentário? É verdade, o Vini é a nossa benção! Muito lindas suas palavras! Obrigada.
Bjim

Unknown disse...

Lindo ato de vcs! Fotos lindas! Que Deus continue abençoando vcs e este lindo anjo! (Fiquei curiosa com a história da !escada da Igreja São José", depois vc me conta?! Bjs no coração, saudades enormes!

Unknown disse...

Ei querida... Venha ver o Vini e aí te conto a história da escada da igreja...rsrs..
Saudade também..

Bjim

Postar um comentário

 

Designed by Miss Rinda | Inspirated by Cebong Ipiet | Image by DragonArtz | Author by YOUR NAME :)