28 de nov. de 2013

Acerolinha - 9 Semanas

Postado por adfafasf em
"À partir desta semana o bebê deixa de ser chamado de “embrião” e passa a ser chamado de “feto”, que é uma palavra latina que significa “um jovem”.  Ele está crescendo cada vez mais, e nessa semana já está medindo aproximadamente 2.5 cm, o que pode ser comparado a uma acerola. Pesa menos de 30 gramas mas começa a parecer-se cada vez mais com um ser humano. A cauda embriônica já desapareceu e seus nervos e músculos começam a se formar. Os órgãos reprodutivos internos tornam-se os testículos caso o seu bebê seja menino e ovários caso seja menina, mas só daqui algumas semanas será possível distinguir se são masculinos ou femininos.

As pálpebras cobrem completamente os olhos e encontram-se bem fechadas e só abrirão às 27 semanas. Já tem os lóbulos das orelhas e, no final da semana, os relevos interiores das orelhas já estarão concluídos. O lábio superior também já está completo e a boca, o nariz e as narinas já são mais nítidos. As pontas dos dedos das mãos estão ligeiramente aumentadas no local onde se desenvolvem as polpas. O bebê consegue agora movimentar todos os membros. Quanto ao coração, está agora dividido em quatro câmaras e as válvulas começaram a desenvolver-se.

Ele tem um tamanho desproporcional. Sua cabeça é bem maior em relação ao seu corpo, como seus membros superiores são maiores que seus membros inferiores. Os pulsos estão mais desenvolvidos, os tornozelos já se formaram e os dedos das mãos e dos pés são claramente visíveis. Os braços vão ficando mais compridos e já se flexionam nos cotovelos. Ao fim da semana, as estruturas internas dos ouvidos estão concluídas.

O cérebro cresce enormemente: 100 mil novos neurônios são criados por minuto, formando esse órgão complexo. Protegido pelo líquido amniótico, o futuro bebê percebe a respiração e os batimentos cardíacos da mãe, os sons tornam cada vez mais audíveis. Nesta fase começa a dança do bebê. O pequeno começará a se mover vigorosamente, até pelas estimulações do mundo exterior como a luz e o som. Mas não se pode ainda sentir totalmente estes movimentos, até que entre no segundo trimestre da gravidez."

2 comentários:

Unknown disse...

Se o nenem for tão bonitinho quanto a barriga, a unha e a acerolinha da mãe, ele vai ser o mais lindo do mundo !

Unknown disse...

Fiquei até com as bochechas vermelhas..rsrs. Obrigada!!
bjs

Postar um comentário

 

Designed by Miss Rinda | Inspirated by Cebong Ipiet | Image by DragonArtz | Author by YOUR NAME :)